São Lucas, o médico Evangelista

Hoje, dia 18 de outubro, temos a alegria de celebrar a memória litúrgica de São Lucas! O santo evangelista que foi um homem completamente dócil ao Espírito Santo.

 

O nome Lucas significa “portador de luz”, e o santo era médico, por isso é o padroeiro desta profissão. Nasceu em Antioquia, na Síria, e não teve a oportunidade de conhecer a Jesus pessoalmente, mas o conheceu por meio dos apóstolos.

 

Escutou sobre a vida e os ensinamentos de Cristo principalmente por meio de São Paulo, de quem tornou-se discípulo. Acompanhou-o em suas missões evangelizadoras e permaneceu do seu lado enquanto era mantido cativo, sempre cuidando dele carinhosamente, como um amigo próximo. Depois do martírio de Paulo, continuou evangelizando. 

 

O santo foi um dos quatro evangelistas, e escreveu o terceiro evangelho. Nele, Lucas nos mostra o chamado à oração, a pureza de coração. Escrevendo para os gentios, aqueles que não eram judeus, para que conhecessem a Jesus. Lucas fala sobre a misericórdia e o profundo amor de Deus por nós.

 

Seu Evangelho também nos mostra a Anunciação, o Natal. Ele fala sobre Maria e a infância de Jesus, e acredita-se que conviveu com a Virgem Maria, e dela escutou sobre tudo isso. Acredita-se também que chegou a pintar uma imagem de Nossa Senhora. 

 

Lucas também escreveu o Atos dos Apóstolos, que nos mostra a história da Igreja Primitiva. Por meio dele temos contato com o início do cristianismo, e lemos sobre a vinda do Espírito Santo em Pentecostes e as viagens missionárias de Paulo.

 

Segundo uma antiga tradição, o santo tornou-se mártir da fé. Depois de viver uma vida guiada pelo Espírito, na qual dedicou-se a levar Jesus sendo missionário, escreveu e estudou sobre Sua vida. Sua fé e seu amor a Deus são um verdadeiro exemplo de santidade!

São Lucas, rogai por nós!