Os Arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel

Celebramos hoje, dia 29 de setembro, a devoção aos Santos Arcanjos: São Miguel, São Rafael e São Gabriel! Neste dia tão especial, contemplamos os mensageiros tão importantes enviados por Deus à Terra.

 

O livro do Apocalipse nos traz que os arcanjos são sete: “vi os sete Anjos que estavam diante de Deus, e eles receberam sete trombetas” (Ap 8,2). Os arcanjos também são os anjos que representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, aqueles  que servem ao trono e são os mensageiros de Deus.

 

Mas apenas conhecemos o nome e a missão três deles, os que  comemoramos hoje. Eles nos foram apresentados na Bíblia, e o nome de cada um tem um significado que relaciona-se com sua missão.

 

São Miguel é o arcanjo que foi designado a ser o protetor da Igreja e dos filhos de Deus, nos protegendo nas batalhas espirituais. Foi o anjo que clamou “Quem como Deus?”, que é o significado de seu nome em hebraico, em defesa do Criador, e lutou no combate no Céu, derrotando o dragão. (Ap 12,7-8).

 

O nome de São Rafael significa “Deus cura”,  foi ele o arcanjo enviado por Deus para acompanhar Tobias em uma viagem, para guiá-lo e cuidar de sua segurança. Ele tomou a forma humana para acompanhá-lo, e prestou-lhe socorro e ajuda em sua missão.

 

São Gabriel significa “Força de Deus”, “homem de Deus”. Ele é o arcanjo anunciador, aquele que foi designado mensageiro das revelações de Deus. Foi ele quem anunciou a Maria que ela seria, por ação do Espírito Santo, a Mãe do Salvador.

 

Que hoje possamos, então, recorrer a eles e à sua ajuda com o coração cheio de carinho.

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, rogai por nós!