Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil!

Com grande devoção e alegria, comemoramos hoje o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil! Aquela que, a mais de 300 anos, intercede e zela pelo povo brasileiro com amor e carinho.

 

Sua história começa em 1717, quando a imagem foi encontrada por três pescadores simples e gerou um milagre. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves foram os encarregados da pesca já que a Vila de Guaratinguetá receberia uma visita importante.

 

Os três saíram pelo Rio Paraíba, mas estavam com dificuldades. Já estavam prestes a perder a esperança quando recorreram, com devoção, à intercessão da Virgem Maria. Lançaram as redes e apanharam o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e, ao lançarem de novo, encontraram a cabeça da imagem. 

 

Ao arremessar as redes mais uma vez, conseguiram a pesca que tanto precisavam e precisaram retornar, por medo da canoa virar pela grande quantidade de peixes, um milagre!

 

A imagem permaneceu com Filipe durante 15 anos, e depois de um tempo foi construído um pequeno oratório dedicado à sua devoção. Foram muitos os que a visitaram ao escutar a história da “pesca milagrosa”, e tantos outros milagres aconteceram por meio da sua intercessão. 

 

Um dos milagres foi o do cavaleiro que zombava dos devotos de Nossa Senhora Aparecida e daqueles que recorriam à sua intercessão. Tentou entrar na Igreja, ainda montado em seu cavalo, mas não conseguiu: as patas do animal ficaram presas ao primeiro degrau da escada!

 

Foi proclamada a padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI, e em 1955 sua nova basílica, a maior basílica do mundo dedicada à Virgem Maria, começou a ser construída,

 

Como o próprio Papa Francisco nos disse, em uma visita ao Santuário:“Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe? Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho que ouvimos.”

 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!