Função do Acólito

Durante uma celebração, você já se perguntou quem são os jovens ao redor do padre, celebrando a missa? Esses jovens são os acólitos! O ofício dos acólitos consiste em ajudar o celebrante nos serviços do altar durante a missa ou celebração da palavra, sendo ele essencial para o bom andamento da celebração.

 

A escolha por ser um acólito traz a linda oportunidade de estar ao lado do altar, no exato momento em que o pão se transforma no Corpo de Cristo, e que o vinho torna-se o Sangue. Consequentemente, quando se exerce a função de acólito, o servo de Deus está colaborando para que os fiéis recebam Jesus no profundo de seus corações. 

 

O serviço do acólito e do coroinha leva às crianças e adolescentes a oportunidade de participarem de uma pastoral que tem como principal objetivo servir o próprio Cristo por meio do sacerdote.

 

Na prática, a função de um acólito na celebração é ser responsável por todas as atividades que não se referem ao cargo de bispo. Portanto, é de sua responsabilidade o cuidado com as velas, incensos, turíbulos, livros litúrgicos, entre outros.

 

Com toda a grandeza e beleza de uma celebração, o padre teria dificuldade de exercê-la sozinho, dentro de toda sua magnitude e dignidade. Por isso a importância do acólito, com seu exercício, defendem e cuidam da liturgia, fazendo com que a beleza da missa seja preservada, convidando toda a comunidade a entrar no mistério da celebração.

 

Quando os acólitos estão presentes na missa e servem com alegria e entusiasmo no altar do Senhor, eles “oferecem aos outros jovens de sua idade um testemunho eloquente da importância e da beleza da Eucaristia” como dizia o Papa João Paulo II. Isso porque são eles os mais próximos do altar quando se realiza a consagração.

 

Por isso, a importância do processo de formação, passando pelo sacramento da Eucaristia, antes de iniciarem suas atividades, conhecendo todos os gestos, símbolos, cores, objetos e paramentos litúrgicos.

 

Se interessou por esse serviço? Então temos uma ótima notícia para você! As inscrições para os Acólitos no Santuário das Almas estão abertas! 

 

Entre em contato conosco para mais informações.