Dia da Apresentação de Jesus no Templo.

No segundo dia de fevereiro temos a alegria de celebrar a Solenidade da Apresentação do Senhor! Nesta data tão importante somos convidados a contemplar o encontro inicial de Cristo com a Igreja.

 

 Guardando o cumprimento da lei, quarenta dias após o nascimento do Menino Jesus, Maria e José levaram-No ao Templo para a purificação da mãe e consagração do primogênito ao Senhor. 

 

Não era necessário que vivessem este momento, considerando que Maria já era pura e Jesus o Filho do próprio Deus, mas agem como verdadeiro exemplos para nós, nos mostrando a importância de se seguir as leis do Senhor.

 

Ao fim da cerimônia de apresentação de Jesus, ele foi depositado nos braços de Simeão, um homem de idade avançada que havia recebido do Senhor a confirmação de que não morreria antes de ter a chance de conhecer o Messias. 

 

Vendo Jesus, ele disse: “Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel (Lucas 2,29-32). Por causa destas palavras de Simeão, nesta data temos a benção das velas!

 

Ana, uma profetisa que servia no Templo, reconheceu que estavam na presença do Messias. Simeão e Ana foram verdadeiramente conduzidos pelo Espírito Santo ao professarem que estavam diante do Salvador, representando os homens e mulheres que esperavam ansiosamente a vinda do Senhor a tanto tempo. 

 

A Festa da Apresentação é o momento em que, como Igreja, damos boas-vindas a Jesus, que nos revela Sua face. É uma festa que tem Cristo como centro, o mistério da salvação que já podemos testemunhar, sua apresentação como o Messias. 

Que hoje possamos, então, sermos preenchidos pela Luz, Jesus, que veio nos iluminar, e O testemunharmos como Igreja. Hoje vamos, com velas acesas, ao encontro do Senhor!