Anunciação do Senhor: Por que celebramos essa data?

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ (Lc 1,26-28).

 

Foi em seu humilde quarto, em um dia comum, que Maria recebeu a visita de um anjo, em todo o seu esplendor, e esse anjo lhe anunciou que ela era a escolhida de Deus.

 

No dia 25 de março, a Igreja tem a alegria de celebrar o dia da Anunciação do Senhor. Essa festa contempla o anúncio do Arcanjo Gabriel a Maria e, por conseguinte, também o mistério da Encarnação do Verbo de Deus, pois os dois estão intimamente ligados. 

 

“Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus” (Lc 1, 30-31).

 

Mas porque celebramos essa data? E o que celebramos?

 

Dizer sobre a Anunciação significa referir-se à visita do Arcanjo Gabriel à Maria, dizendo que seria ela quem conceberia e daria à luz, por obra do Espírito Santo, à Jesus, Filho de Deus. E pelo sim de Maria, o Verbo se fez carne, e a encarnação foi possível. 

 

Quando celebramos a Anunciação, necessariamente também estamos falando sobre a Encarnação do Verbo, um imenso mistério cristão, onde Maria é designada a gerar Aquele que a criou. 

 

Pelo anúncio, o mundo conheceu a salvação em Jesus Cristo. Portanto, hoje Deus clama e busca por anunciadores de Sua Palavra. Assim como o Anjo Gabriel primeiro fez, somos convidados a anunciar a Verdade para todos os povos, em busca da salvação de todas as almas! 

 

É hora de aceitar o chamado de anunciadores de Deus, estar na presença de Maria, e comunicar a Boa Nova trazida por Cristo. 

 

Feliz Dia da Anunciação!