A exemplo de São Marcos Evangelista, sejamos anunciadores do Evangelho

No mês de abril, dia 25, temos a alegria de celebrar a vida de santidade de um dos quatro Evangelistas: São Marcos!

 

Marcos era de origem judaica, a Sagrada Escritura ressalta que, sua família era tão cristã que sempre acolheu aos primeiros cristãos em sua casa: “Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembleia a orar” (Atos 12,12).

 

A vinda de Jesus e toda Sua Paixão aconteceram enquanto Marcos era apenas um menino ainda. Portanto, Marcos não fez parte dos 12 primeiros Apóstolos, apesar de muitos acharem que sim. Ele, na verdade, é um dos 4 Evangelistas (Marcos, Lucas, João e Mateus), que narram toda a passagem de Jesus pelo mundo, e foi discípulo de São Pedro. 

 

Cada um dos evangelistas são representados por símbolos alados. Pelo fato de São Marcos ser um dos quatro, ele também recebe um símbolo.

 

Ou seja, Marcos é representado pelo leão, pois seu Evangelho se inicia com uma descrição de João Batista, que fala de si mesmo, como a voz que clama no deserto. É bastante natural que se associe esta voz a de um leão.

 

Ele ainda enfatiza a ressurreição de Cristo, de prevalecer sobre os inimigos, o que nos faz lembrar o leão, o rei dos animais. Além disso, Marcos relata o poder e os milagres de Cristo. E o leão, reconhecidamente, é uma expressão de força.

 

Depois da vinda do Paráclito, São Marcos evangelizou, no poder do Espírito Santo, Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou comunidades.

 

Com o seu manuscrito do Evangelho em mãos, saiu em missão apostólica, após partida de São Pedro e São Paulo, para o Reino dos Céus.

 

Sua missão é admirável! Dedicou toda a Sua vida ao objetivo de fazer Cristo conhecido, e levar o amor do Pai, a cada uma das pessoas com as quais conviveu. São Marcos é exemplo de conversão e evangelização, que possamos aprender com ele a arte de sermos anunciadores do Evangelho. 

 

 “Convertei-vos e crede no Evangelho (Mc 1, 15)

 

São Marcos, rogai por nós!