Querido(a) irmão(ã),

O mês de julho que agora vivemos nos traz uma profusão de celebrações, que vão muito além das esperadas férias escolares, que mudam o ritmo de vida de estudantes e seus familiares. Dentre as muitas festividades que se recordam neste mês, gostaria de destacar duas especialmente. A primeira, a festa de Santa Maria Madalena, celebrada a 22 de julho e a memória dos santos Joaquim e Ana, avós de Jesus, celebrada a 26 de julho.

São festas especiais por causa de quem foram. Celebrar os santos é dar graças ao Senhor pelos bons exemplos que nos dão. Os santos são nossos heróis. E no caso específico dos santos que acabamos de mencionar, somos convidados ainda a não apenas agradecer a Deus pelo seu importante papel na vida de Jesus Cristo e imitar suas virtudes, mas somos convidados, também, a estarmos atentos ao que eles representam.

Maria Madalena esteve presente, ainda que de maneira discreta, ao longo de toda a vida pública de Jesus. De pecadora à discípula fiel, viveu o amor à toda prova. Seu exemplo de vida nos leva a lembrar que, em primeiro lugar, não existe “caso perdido” para Deus. O Cristo sempre olha para além das nossas atitudes. Ele aposta em nós, aposta na nossa mudança. Deus não desiste. Com Madalena foi assim. Mulher de muitos amores, deixou todos e escolheu ficar com o Amor Maior, o Cristo Deus.

Ao olharmos para Sant’Ana e São Joaquim, avós de Jesus, somos convidados a pensar o papel e a importância daqueles que têm mais idade. Você já reparou como, atualmente, quem tem mais idade frequentemente é colocado de lado, como se já não valesse mais nada? Você tem idosos na família? Qual é a sua relação com eles? Como teria sido a relação do Menino Jesus com seus avós? Faz pensar…

Que neste mês de férias e de convivência familiar mais estreita, possamos nos iluminar com as vidas de Santa Maria Madalena e dos Santos Avós, Joaquim e Ana. Que sejamos pessoas melhores. Se a gente muda, o mundo muda. Que a Graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo estejam com você e sua família.

Um abraço do

Pe. Fernando Clemente, MSC