Capela da Ressureição

A chama da vela que sobe sempre, mostra para cima, convida para viver das coisas do alto, para praticar a vontade de Deus

Acenda sua vela na Capela da Ressurreição

Para lembrar um ente querido que morreu, se acendia uma vela, símbolo da vida que continua, vida eterna. A chama da vela que sobe sempre, mostra para cima, convida para viver das coisas do alto, para praticar a vontade de Deus, para dar a dimensão da vida eterna, em cada momento de nosso dia a dia.

A vela acesa significa, também, o nosso dever de espalhar o que vivemos e o que aprendemos na experiência e relação com Deus.

 

Nós cristãos começamos a usar a vela a partir do século III, sobretudo para iluminar o ambiente na hora da oração ao cair da noite. Assim, a vela acesa começa significando ao cristão a elevação da alma, a sintonia com Deus e a inspiração da oração.

A vela acesa aparece no túmulo dos mártires cristãos nas catacumbas de Roma, depois nas basílicas, em seguida sobre os altares e aos pés das imagens dos santos, e bem mais tarde diante do Santíssimo Sacramento para significar a presença real de Cristo na Eucaristia.

A Igreja de Jerusalém criou o uso do Círio Pascal, simbolizando Cristo Ressuscitado e dando muito significado a toda a
liturgia pascal das sete semanas antes de Pentecostes.

A vela que se dá aos pais e aos padrinhos do batismo significa que eles não deixem apagar a vida cristã do filho e do afilhado até a sua morte, significa a fé viva, praticante, atuante, que se multiplica pelo testemunho e apostolado.

 

Por isso, aquela vela acesa que se coloca na mão do moribundo, na agonia da morte, é a mesma vela que o batizado recebeu, acesa no círio pascal pelo seu padrinho no dia do seu batismo, que significa a perseverança na vida de família divina, no compromisso de viver como filho de Deus e irmão de todos, como iluminados por Deus e luz do mundo.

Aqui no Santuário das Almas você tem a oportunidade de adquirir a sua vela e acendê-la na capela da Ressurreição.